segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Novo dispositivo da Microsoft "Project Natal" by Gabriel Regly



A tecnologia está evoluindo de forma tão rápida que aquela imagem clássica de filmes futurísticos com carros voando, roupas metálicas e robôs entre nós parece estar cada vez mais próximas. No mundo dos games, essa visão se reflete de uma forma muito intensa, principalmente, com os grandes lançamentos de novos recursos para os consoles existentes, como é o caso do Project Natal.
Na edição de 2009 da E3, maior feira de games do mundo, a Microsoft apresentou o dispositivo repleto de sensores que será utilizado no Xbox 360, batizado de Project Natal. O revolucionário sistema, que funciona apenas por detecção de movimentos do corpo do jogador de forma tridimencional, além de mudanças no tom de voz enquanto responde às instruções dadas por ele. Assim, com uma câmera RBG embutida, sensores de profundidade, um microfone e um processador especial, o Project Natal será o responsável pelo completo abandono dos controles como conhecemos atualmente. A mais bem-sucedida foi a criação do Nintendo WII, que ocupa o primeiro lugar no ranking dos consoles como o mais vendido no mundo todo, porém, por mais que o jogador tenha que realizar os movimentos em frente à TV. O aparelho ainda faz uso de certos acessórios como o WII Remote e o Nunchuk para a execução das jogadas. Agora, com o anúncio da nova tecnologiada Microsoft, que não utiliza nenhum tipo de aparelho a não ser a própria barra com os sensores, o sonho de jogar sem controle algum será, de fato, concretizado. Nas demos apresentadas na feira, foi possível ver como será a experiência nos diversos gêneros de jogos. Nos games de luta, seu personagem executa exatamente qualquer movimento que você fizer em tempo real, é praticamente um espelho; nos títulos de corrida, você manuseia um ''volante invisível'', ou seja, basta movimentar as duas mãos para a esquerda e para a direita, que você consegue conduzir o carro com grande desenvoltura e naturalidade.
Com a chegada do Project Natal ao mercado no fim de 2010, muitas desenvolvedoras de games passarão a criar novos títulos específicos para o Xbox 360 com a nova placa, o que representa uma grande ameaça para os outros consoles que terão que se reinventar para sobreviver no mercado. Afinal, quem não deseja vivenciar uma experiência mais orgânica e inovadora? Um detalhe interessante e curioso capaz de encher o peito de qualquer brasileiro de orgulho é o "Natal" que compõe o nome do dispositivo. Trata-se de uma homenagem à cidade Natal, capital di Rio Grande do Norte, feita por Alex Kipman, brasileiro que integra a equipe da Microsoft no projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário